Município do Crato assina protocolo para dinamizar a região em 10 anos
Atualizado em 11/11/2021


A Câmara Municipal do Crato assinou, na quarta-feira dia 7, um contrato de comodato com a Associação Waking Life, por 10 anos, do espaço da Barragem das Nascentes para implementação de um projeto de regeneração da natureza, desenvolvimento económico, e dinamização cultural, recreativa e pedagógica com metas bem definidas.
Com efeito, a albufeira da barragem tem sido palco de um evento anual internacional de artes e música, o Waking Life que traz ao Crato, todos os anos, milhares de visitantes. Agora, dando continuidade àquilo que era a visão que deu início a este projecto, a Associação Waking Life uniu-se à Terrasua (Géraldine Lepoittevin e Bruno Nunes) para criar e implementar um projeto de intervenção no território da barragem de requalificação paisagística, urbanística e ambiental da Barragem das Nascentes, criando oportunidades de fruição do local pela população e por parte de visitantes e turistas, através da criação de espaços de lazer com apoios adequados, criação de sinalética, de depósitos de resíduos, de circuitos pedonais e postos de observação ornitológica, entre outros. Estão também previstas acções de sensibilização ambiental, especialmente nas escolas locais, bem como outras atividades para dinamização do espaço. Estas atividades destinam-se a reunir a associação com a comunidade local e a aprender uns com os outros.
Esta intervenção passa pela regeneração do montado, pela criação e hortas comunitárias de forma regenerativa, em que tudo o que se produz melhora o solo, pelo desenvolvimento de atividades pedagógicas, pela criação de melhores infraestruturas para usufruto do espaço pela população e sempre numa ótica de sustentabilidade ambiental.
O Município pretende, com este contrato, sempre de acordo com as clausulas de salvaguarda previstas que garantam a proteção do meio ambiente, dinamizar e aproveitar o espaço da barragem através de um projeto desenvolvido por especialistas na área ambiental. “Este contrato tem ainda por base contribuir para o cumprimento das metas de descarbonização estabelecidas pela União Europeia”, refere Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato.
“Pretende-se, nos próximos anos, dinamizar o território do Município do Crato como um destino turístico de natureza de referência e mais atrativo capaz de estimular a economia local e gerar desenvolvimento. Ao mesmo tempo, este projeto contempla também a educação ambiental e sustentável dos mais jovens, para que o processo de manutenção das qualidades naturais do Município se torne orgânico para as próximas gerações”, acrescenta ainda Joaquim Diogo.