Barragem do Pisão concretiza-se
Atualizado em 11/11/2021








Foi hoje assinado o contrato de financiamento da barragem do Pisão na presença o Primeiro-Ministro António Costa. Foi celebrado entre a Estrutura de Missão “RECUPERAR PORTUGAL” que canaliza os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, que fica responsável pela gestão das empreitadas e da obra pública do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, com um investimento de 120 milhões de euros.
A cerimónia aconteceu no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, com a presença e intervenções da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, e do Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo.
“Desde os anos 40 que esta obra pública está prevista para Portugal, no Plano de Rega do Alentejo. Esteve na agenda política diversas vezes, vários estudos foram feitos e finalmente é possível afirmar a barragem vai mesmo ser construída. O impacto que esta obra pública terá é múltiplo – localmente, para os nossos habitantes e para a nossa economia, na região, por afetar diretamente o Alto Alentejo e ao nível nacional, pela repercussão que o fomento da nossa região tem no panorama de Portugal”, refere Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato.