Aldeia do Pisão reforça segurança com simulacro de incêndio
Atualizado em 11/11/2021



A Aldeia do Pisão acolheu um simulacro de incêndio junto da população, no sábado passado, que contou com a intervenção ativa de 20 elementos dos Bombeiros Voluntários do Crato e de membros do Serviço Municipal da Proteção Civil e do Gabinete Técnico Florestal, no âmbito do programa nacional “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”.
Esta simulação teve como principais objetivos a testagem de manobras de combate por parte das autoridades locais perante uma situação de incêndio rural, bem como criar uma onda de sensibilização junto dos munícipes para a necessidade de prevenção de cenários reais.
O presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, e o 2.º Comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, João Vaz, participaram nesta ação, assim como a presidente da União de Freguesias do Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso, Ana Isabel Mereces.
“Com a aproximação deste período crítico de incêndios, é importante definir estratégias de prevenção e de combate a eventuais fogos florestais que possam surgir no nosso concelho. Queremos que as nossas autoridades locais estejam preparadas e devidamente equipadas para atuar eficazmente em situações de risco”, explica Joaquim Diogo, presidente da Câmara do Crato.
O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” foi lançado em 2018 com o objetivo de definir estratégias e planos de intervenção em caso de incêndios, através de ações de sensibilização junto das populações e da elaboração de planos de evacuação e de segurança em caso de ocorrência de incêndios rurais.