Câmara do Crato dá 55 mil euros a quatro IPSS do concelho
Atualizado em 03/08/2021A Câmara Municipal do Crato assinou esta semana um acordo com quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, segundo o qual lhes irá entregar até final do ano cerca de 55 mil euros.
Trata-se, pois, do retomar de um apoio financeiro às entidades que responsáveis por centenas de pessoas sem que, no entanto, sejam suprimidos todos os auxílios em vigor, nomeadamente o apoio logístico.
O presidente da Câmara Municipal do Crato fez questão de afirmar, na cerimónia em que também marcaram presença os diretores das IPSS contempladas, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia do Crato, a Santa Casa da Misericórdia de Gáfete, o Lar de Santo António, em Aldeia da Mata, e o Lar de Nossa Senhora da Luz, em Vale do Peso, que a atribuição de uma verba mensal a cada uma destas instituições é apenas mais um passo para proporcionar à população, sobretudo aos mais idosos, as melhores condições possíveis.
Cada uma das quatro IPSS contempladas irá receber quantias mensais cujo montante é estabelecido tendo em conta a especificidade de tarefas e o número de pessoas assistidas. A medida foi, de resto, imediatamente saudada pelos quatro presidentes presentes.
Na mesma ocasião Joaquim Diogo anunciou ainda que é intenção da Câmara Municipal do Crato disponibilizar os serviços de uma nutricionista a cada uma das instituições. Trata-se de mais uma medida que, articulada com outras valências já existentes nas IPSS, irá contribuir para melhorar o atendimento aos idosos.
A nutricionista que irá colaborar com as IPSS é Patrícia Marques, que marcou presença no encontro e de i9mediato começou a calendarizar as datas das suas visitas às instituições para, em conjunto com outros profissionais, começar a elaborar a listagem de trabalhos a efetuar.