Crato pela Compostagem
Atualizado em 02/03/2022O Auditório Municipal do Crato recebeu hoje, dia 28 de fevereiro, pelas 10.30h uma nova sessão pública sobre a compostagem dentro do projeto “Crato a Compostar – do prato à terra para o futuro melhorar”.
Este encontro tem o intuito de explicar o que é a compostagem, quais as suas vantagens e como deve ser feita e, no final, ficou reservado um espaço para esclarecimento de dúvidas. “O Município do Crato segue políticas relativas à gestão de resíduos a fim de proteger, preservar e melhorar a qualidade do ambiente, proteger a saúde humana, assegurar uma utilização prudente, eficiente e racional dos recursos naturais, e ainda de reduzir a pressão sobre a capacidade regenerativa dos ecossistemas. Promove os princípios da economia circular e contribuir para a competitividade a longo prazo” refere Joaquim Diogo, Presidente da Câmara Municipal do Crato.
A compostagem é o método natural de fabrico de adubo através do depósito de resíduos num compostor, que, por ação do tempo e da sobreposição de camadas de diferentes tipos de resíduos biodegradáveis, resulta num composto natural e orgânico que serve para adubar, sem aditivos, espaços verdes e plantações.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Diogo, os Vereadores Pedro Coelho e Florinda Raposo, Presidentes de Junta, representantes das IPSS do concelho, os alunos e docentes da Escola Profissional Agostinho Roseta, professores da EBI e munícipes do concelho do Crato. A apresentação foi levada a cabo pela empresa responsável pela gestão deste projeto com a Autarquia.