Inauguração da Casa Mortuária e Ampliação do Cemitério Municipal
Atualizado em 05/11/2025
Foi inaugurada, a 2 de novembro de 2025, Dia de Finados, a Casa Mortuária e a ampliação do Cemitério Municipal, junto à Igreja Matriz do Crato.
O conjunto arquitetónico alberga uma Casa Mortuária e o Cemitério da Ressurreição com cerca de 200 sepulturas e um espaço de ossários.
A Casa Mortuária divide-se em duas zonas bem distintas, uma das zonas tem uma área maior, e dispõem de um pequeno altar, com o seu púlpito anexo, proporcionando a realização do culto religioso de acordo com a tradição católica instituída, o outro espaço é menor e não dispõem de símbolos de caracter religioso, ou seja este espaço é criado para que se possa assumir um maior respeito por aqueles que partiram e que assumidamente decidiram não professar ou professar outro credo.
Cada elemento deste espaço é um convite à meditação sobre a vida e relacionamento com Deus refletindo a fé no amor misericordioso e infinito de Deus por todos nós.
Este complexo detém um conjunto de elementos arquitetónicos, nomeadamente os três anjos da Guarda colocados estrategicamente, em que pelas suas posições e roupagens terão uma linguagem corporal contemporânea que indicia um conjunto de “amigos” que está à espera do seu amigo ou amiga para continuarem noutro lado aquilo que começaram na terra.
Temos assim um anjo à entrada que aguarda pacientemente o retorno de um amigo simbolizando a certeza de que a vida não termina com a morte, a Estátua da Senhora com o Espirito Santo lendo um livro em que o espírito santo o acompanha no descanso das suas asas, e ainda a Estátua Altaneira que assume uma postura vigilante de observação do caminho até ao céu.
Além do público presente estiveram o Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, e os vereadores eleitos, o Presidente da Assembleia Municipal, Mariano Cabaço, o Monsenhor Paulo Dias da Igreja Católica e o Pastor Nelson Galamarra da Igreja Evangélica – Assembleia de Deus do Crato.
Conforme refere a placa descerrada “Que este lugar seja um refúgio de paz e conforto para aqueles que aqui vêm buscar consolo, em memória de todos aqueles que passaram por aqui, deixando amor e saudade.”