Primeiro ano de atividade da Águas do Alto Alentejo celebrado com Conferência sobre sustentabilidade
Atualizado em 01/08/2023Para assinalar o seu primeiro ano de atividade, a empresa Águas do Alto Alentejo promoveu hoje a Conferência “Gestão de Água: Futuro Sustentável”, no Auditório Municipal do Crato.
A conferência aberta por Joaquim Diogo, Presidente da Câmara Municipal do Crato, reuniu representantes das principais entidades responsáveis pelos setores de gestão hídrica e ambiental do território como Hugo Hilário, Presidente do Concelho de Administração da Águas do Alto Alentejo, Marta Mesquita Pais, da Deco Proteste, e Ricardo Pinheiro, Deputado e Coordenador do Grupo Parlamentar da Comissão de Ambiente e Energia.
Durante a sessão de esclarecimento, foram debatidos os desafios e oportunidades da gestão dos recursos hídricos no território do Alto Alentejo, bem como o desperdício de água em Portugal, oportunidades de financiamento no setor da água, e a realidade do projeto da Barragem do Pisão.
Num segundo momento, o debate “Das alterações climáticas ao preço da água: caminhos para um consumo sustentável, acessível e amigo do ambiente” foi moderado por Ricardo Campos, Presidente do Fórum de Energia e Clima, e contou com a intervenção de Miguel Nunes, vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, Vítor Hugo Gonçalves, CEO do Grupo Água de Monchique, André Matoso, Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, Carlos Martins, CEO da EPAL/AdVT.
A I Conferência organizada pela Águas do Alto Alentejo foi encerrada por Gonçalo Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura.