5º Aniversário da reabertura do Museu Municipal do Crato
Atualizado em 26/07/2022“Entremês dos Alcaides” é o nome da peça levada à cena pela Companhia de Teatro Almanach agendada para dia 30 de julho às 21h, nos Jardins do Museu Municipal. Sobe à cena para comemorar o quinto aniversário da reabertura ao público do Museu Municipal e tem como base histórica a Vila do Crato.
O “Entremês de los Alcaldes” (Entremês dos Alcaides) é uma peça de teatro de natureza satírica-cómica, que tem como base as rivalidades e quezílias entre cristãos-velhos e cristãos-novos, no Crato, mostrando a realidade dessa vivência, na centúria de seiscentos, e que ajuda a compreender a forma como os judeus ou os seus descendentes se relacionavam com os cristãos-velhos, numa época pouco tolerante, apesar de algumas tentativas legislativas régias para proteger legalmente aqueles cidadãos.
A ação decorre no Crato, em 1647, e tem como pano de fundo acontecimentos reais, a partir dos quais se satirizam alguns costumes judeus.
Trata-se duma oportunidade única, encenando uma peça que não é executada desde o ano em foi escrita, e que retrata um aspeto particular da nossa História.