Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovado em Flor da Rosa
Atualizado em 03/08/2021O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Crato 2019-2028, foi aprovado na quarta-feira, 27 de março de 2019, em Flor da Rosa, após reunião entre o Presidente da Câmara Municipal do Crato e os representantes das diversas entidades que constituem a Comissão Municipal de Defesa da Floresta.
Entre as entidades que marcaram presença contaram-se o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, as Juntas de Freguesia do concelho, a GNR do Crato e de Gáfete, as Infraestruturas de Portugal, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a EDP, a Rede Elétrica Nacional (REN), os Bombeiros Voluntários do Crato, o Comandante Operacional Distrital, o Coordenador Municipal de Proteção Civil do Crato, o Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), a Altri Florestal e o Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal.
O PMDFCI visa operacionalizar ao nível municipal e local as normas de DFCI contidas no Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de junho, na redação atual. A apresentação ficou a cargo do Gabinete Técnico Florestal do Município, emitindo-se parecer favorável ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Crato, para os próximos 10 anos.
Com a aprovação do Plano Municipal de Defesa da Floresta ficam delineadas novas estratégias de defesa e intervenção em caso de incêndio florestal.