Crato prepara a temporada de verão e previne incêndios
Atualizado em 11/11/2021


O Município do Crato teve a aprovação de cerca de 97.800,00€ ao abrigo do Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER) através da Comunidade Intermunicipal para a aquisição de material de proteção contra riscos de incêndios no Alto Alentejo. Com este financiamento já foram adquiridos uma motorroçadoura, dois kits de primeira intervenção, um para Gáfete e outro para o Crato e um estilhaçador florestal.
A candidatura da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo nº ALT20-08-2114-FEDER-000243 – Proteção Contra Riscos de Incêndios no Alto Alentejo foi no valor de 1.250.902,14€ para todos os municípios envolvidos.
Limpeza de terrenos e criação de acessos protegem aglomerados populacionais
A par desta oportunidade de dotação do parque operacional do Município, a autarquia cria novas faixas de gestão de combustíveis e limpeza dos terrenos para proteção de aglomerados populacionais de acordo com o previsto na lei.
Garante-se assim uma faixa de proteção ao Pisão e outra à zona da Tapada da Forca. Ainda uma faixa de gestão de combustível ao ECOFLU, à Torre do Sino e por fim ao Bairro Carvalho Janeiro.
A limpeza e abertura destas faixas de gestão de combustível são uma forma de prevenção e segurança na questão dos incêndios e proteção de pessoas e bens, de acordo com o planeamento da Câmara Municipal.