Medida Empreende XXI – Oportunidade para empreendedorismo jovem
Atualizado em 01/09/2022As candidaturas para o Empreende XXI estão abertas até 28 de outubro. Trata-se de apoio financeiro para a criação de empresas (desde que elegíveis), para a formação, consultoria na área do empreendedorismo, reforço de competências ou mesmo a instalação de incubadoras, sempre que necessário, com a finalidade de promover a criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais por jovens. Conheça as condições detalhadas no website.
Financia até 85% do total do investimento elegível (40% a fundo perdido e 45% de empréstimo sem juros). O apoio financeiro atribuído sem juros é reembolsável no prazo de cinco anos e o seu início pode ser diferido até dois anos a contar da data da concessão.
Destinatários:
Jovens entre os 18 e 35 anos que nunca tenham prestado atividade ao abrigo de um contrato de trabalho sem termo ou jovens nestas idades simplesmente desempregados ou a frequentar formação. Outros desempregados inscritos no IEFP destinatários da medida “apoio ao regresso de emigrantes a Portugal”.
Os apoios são atribuídos por adiantamento de 65% do montante total aprovado e os restantes 35% depois da verificação documental e contabilística das despesas de investimento, de acordo com os prazos publicados no regulamento.
Para uma informação mais detalhada acerca da medida, contacte o Gabinete de apoio ao Empreendedorismo, através do e-mail: Gab.empreendedor@cm-crato.pt