Câmara do Crato apoia projeto para ajudar crianças daltónicas
Atualizado em 03/08/2021
A promoção da saúde pública é um dos desígnios da Câmara Municipal do Crato, que desse modo se associou ao projeto “ColorADD. Social nas Escolas”, o qual visa a realização de um rastreio precoce e um estudo de impacto social sobre o conhecimento que as crianças têm relativamente ao daltonismo e às suas implicações no dia-a-dia de um aluno que possua essa limitação.
Aos alunos dos terceiro e quarto anos do 1º Ciclo da EBI Prof. Ana Maria Ferreira Gordo, no Crato, foi entregue um questionário onde o essencial era obter opiniões sobre vários aspetos relacionados com o daltonismo. Os resultados obtidos, de acordo com os técnicos da empresa, irão permitir ter uma maior perceção relativamente à interpretação que as crianças têm sobre os constrangimentos provocados pelo daltonismo e, ao mesmo tempo, identificar medidas que podem ser aplicadas com êxito por forma a ultrapassar essas mesmas dificuldades.
No Crato preencheram o questionário em causa quase quatro dezenas de alunos, os quais se mostraram sensibilizados para um problema que, apesar de em Portugal afetar milhares de jovens, ainda assim permanece relativamente desconhecido. A todos os alunos que preencheram o questionário foi oferecido pela Câmara Municipal um kit ColorAdd.
De acordo com os responsáveis da ColorADD, existem atualmente em Portugal mais de 30 autarquias que já aderiram ao projecto, usufruindo assim de meios de visam promover uma melhoria das condições de acessibilidade sempre que a cor é um fator de identificação, orientação ou escolha. Estes meios têm sido utilizados em pelouros tão diversos como o Turismo, Cultura, Ambiente e Território, Mobilidade e Transportes, Equipamentos e Eventos Públicos.