Concerto de fado online abre exposição do centenário de Amália
Atualizado em 04/12/2020
O Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa inaugura, no dia 4 de dezembro, a exposição “Bem-Vinda Sejas Amália”, que comemora o centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues. Neste dia abertura será feita com um concerto multimédia, que junta imagem e som transmitido a partir do Auditório Municipal do Crato às 20h e para ver a partir do Facebook do Município.
A exposição em homenagem à Rainha do Fado ficará patente por um mês, até 4 de janeiro, e pode ser visitada com entrada gratuita de segunda à sexta-feira entre as 9:30h e às 12:30h e das 14:00h às 17:30h. Aos sábados, domingos e feriados das 10:00h às 13:00h e das 14:30h às 18:00h.
É produzida pela Fundação Amália Rodrigues e está organizada em diferentes suportes gráficos. Encontra-se dividida em quatro módulos, mostrando diferentes facetas da cantora, passando pelo seu sucesso mundial, pelo seu vanguardismo e arrojo artístico ao recanto do seu camarim, assim como curiosidades pouco conhecidas da sua carreira.
O concerto multimédia de dia 4 que pode ser ouvido online no Facebook do Município do Crato terá um elenco de peso. O grupo “Vox Angelis, composto por Pedro Miguel Nunes na voz, Artur Caldeira na guitarra portuguesa e clássica e Daniel Paredes na guitarra clássica e baixo, leva ao público os temas que imortalizaram a voz da artista, bem como a narração da história da vida da fadista, com projeção de 200 fotografias inéditas.
De natureza histórico-musical, o espetáculo inclui os mais famosos temas como “Com que voz”, “Que entranha forma de vida”, “Gaivota”, “Cuidei que tinha morrido”, “Lágrima”, “Grito” e “Fado Amália”, alternando o canto com os temas instrumentais de Armandinho e de Raul Nery.
O link da transmissão (página do YouTube: Crato TV) será partilhada minutos antes do concerto na página de Facebook do Município em
www.facebook.com/municipiodocrato