Conferência de Imprensa “Semana Santa 2020”
Atualizado em 13/03/2020
O Município do Crato em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Santa Casa da Misericórdia do Crato, apresentaram esta segunda-feira nos Paços do Concelho do Crato, o Programa da Semana Santa.
O programa celebrativo da Quaresma e Semana Santa no Crato, e à semelhança do que vem acontecendo nos
últimos anos, terá um programa composto com inúmeras iniciativas religiosas e culturais. As celebrações decorrerão entre os dias 1 e 13 de abril de 2020, e terá como momentos altos das festividades religiosas da Semana Santa, a Solene Procissão do Senhor dos Passos, no dia 5 de abril pelas 18 horas, que ano após ano congrega centenas de fiéis para os Sermões do Encontro (Praça do Município) e do Calvário (Jardim Temático); a Cerimónia do Lava-Pés, o Ritual do Candeeiro das Trevas no dia 8 de abril pelas 21:00 horas, a Procissão do Senhor da Cana Verde, no dia 9 de abril pelas 21:30 horas e a Procissão do Enterro do Senhor e Cerimónia do Enterro, no dia 10 de abril pelas 21:30 horas.
No que se refere concretamente às iniciativas de cariz cultural, e para além do habitual Concerto de Páscoa que
irá acontecer na Igreja Matriz no dia 12 de abril, Domingo Santo, a oferta programática contempla também duas
exposições alusivas à Páscoa que serão inauguradas, a primeira, no dia 22 de março na Casa Museu Padre Belo, e
a segunda, no dia 29 de março no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa.
A Sessão de Apresentação do Programa da Semana Santa do Crato, contou com a presença do Senhor Presidente do Município do Crato, Joaquim Diogo, que destacou a importância destas cerimónias para a comunidade e afirmou: “no que de mim depender e dos serviços municipais ninguém ficará de fora destas celebrações, por isso o Município do Crato disponibilizará transporte gratuito para todos munícipes que desejem acompanhar as procissões e os momentos altos da Semana Santa do Crato”. O Presidente da edilidade partilhou ainda a ambição e o desejo que a Semana Santa da Crato se torne um atrativo turístico potenciando a identidade das suas gentes e comunidade.
Por sua vez o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Monsenhor Paulo Dias, sublinha que a Semana
Santa do Crato é vivida de uma forma intensa e com bastante fé e que este ano “esperamos, tal como nos anos transactos, a participação de toda a população”.
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Vila do Crato, Mário Cruz, refere que “a santa casa participa nestas
celebrações com total entrega e dedicação, e sempre com o objetivo de envolver não só os seus utentes e funcionários, mas também a comunidade”.