Mensagem Dia da Mulher 2021
Atualizado em 12/03/2021
No Dia Internacional da Mulher quero dedicar a minha homenagem deste ano às Mulheres que, com a pandemia, se superaram como “super mulheres”, “super mães”, filhas, irmãs, trabalhadoras, “donas de casa”, cozinheiras, professoras e esposas – tudo em simultâneo -, muitas vezes sem esperança e exaustas física e psicologicamente, com toda a pressão que este novo paradigma que vivemos nos traz. Pelos desafios da escola em casa, pela necessidade de gerir a família, as expectativas, os medos e as ansiedades. Neste longo período, que conta mais de um ano de sofrimento, de dedicação e de abnegação, não tenho quaisquer dúvidas de que as mulheres foram e são as principais prejudicadas.
Quero ainda dedicar uma mensagem especial a todas as mulheres que partiram ou perderam entes queridos ou que aguardam notícias de recuperação dos seus.
À minha Mãe, Mulher, e Filha, toda a minha admiração, carinho e respeito.
Não esquecer que este dia celebra-se nesta data por proposta do Partido Socialista Americano em 1909, como manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino e em 1975 foi assumido pelas Nações Unidas. Há muito caminho por percorrer ainda, mesmo nas sociedades ocidentais e é por isso que nunca devemos esquecer de o assinalar, para que, cada dia que passa, corrijamos as desigualdades no Mundo.
O Presidente da Câmara Municipal do Crato
Joaquim Bernardo dos Santos Diogo