Um ano da cerimónia de apresentação do EAHFMCrato
Atualizado em 01/08/2022Há um ano estava o Município do Crato e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) na cerimónia de apresentação do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, com o Primeiro-ministro António Costa em que, finalmente arrancou o projeto que estava há mais de 70 anos bloqueado.
O verão de 2022 trouxe consigo uma situação de elevados incêndios que nos permite destacar a importância desta obra pública para a minimização os efeitos da seca extrema.
Com efeito, durante estes 12 meses foram executados diversos procedimentos jurídico-administrativos essenciais para cumprir todos os prazos. Foram lançados procedimentos de contratação pública incluindo para os estudos prévios. Depois da adjudicação, foram feitas diversas reuniões no terreno para acautelar interesses e objetivos de aproveitamento e utilização da água, quer dos agricultores, quer de outras atividades económicas.
No mesmo dia 30 de julho de 2021 foi realizado o primeiro encontro oficial com a população da aldeia do Pisão, que será recolocada noutros locais do concelho. O tema dos habitantes da aldeia tem sido fulcral em todo este processo e uma preocupação do governo manifestada desde sempre.
Atualmente está em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental que vem confirmar as vantagens da edificação desta obra pública estruturante.
Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato e o principal responsável pela articulação desta obra com a CIMAA refere que “tem sido um ano extremamente exigente porque o desafio que temos pela frente é complexo, com muitos detalhes e vicissitudes, mas temos procurado centrar a nossa atenção no objetivo e na importância que a barragem do Pisão tem para a população e para o país, nunca esquecendo as pessoas, sobretudo as que serão recolocadas e o futuro da nossa região.”