Workshop de Compostagem
Atualizado em 14/05/2024O Município do Crato promoveu mais um Workshop de Compostagem, hoje, 11 de maio de 2024, no Jardim Municipal do Crato, conduzido pelo técnico Emanuel Figueiredo da Mudatuga, uma startup que apoia a gestão de resíduos em Portugal e que oferece soluções de compostagem doméstica e comunitária.
Participaram mais de três dezenas de pessoas que aprenderam como transformar resíduos orgânicos em nutrientes valiosos para o solo e para as plantas.
O Município do Crato ao seguir políticas relativas à gestão de resíduos de modo a preservar e melhorar a qualidade do ambiente, proteger a saúde humana, assegurar uma utilização prudente, eficiente e racional dos recursos naturais, lançou o projeto “Crato a Compostar – Do prato à terra para um futuro melhor”, no âmbito da RecolhaBio em parceria com o Fundo Ambiental. Neste sentido, o Município do Crato, além de ter promovido várias worshops dirigidas à população e comunidade estudantil, já distribuiu contentores para a recolha de biorresíduos a cerca de 22 estabelecimentos de restauração e IPSS do concelho.
Para adquirir um contentor gratuitamente para compostagem deve preencher o formulário disponibilizado em cm-crato.t/compostagem
O que é a compostagem?
A compostagem é um processo biológico de reciclagem de biorresíduos (verdes e alimentares), realizado por microrganismos. Esta reciclagem dá origem a um fertilizantes natural, designado por composto.
A compostagem é a forma mais simples de valorizar os resíduos orgânicos, evitando a sua deposição nos contentores indiferenciados que têm por destino os aterros.
A diferença entre a compostagem doméstica e comunitária consiste em que na primeira o aproveitamento é feito pelo próprio produtor através de um equipamento disponibilizado pelo Município
Na compostagem comunitária são instalados compostores na via pública em locais estratégicos, sendo o composto doado e utilizado em jardins e espaços verdes municipais.