25 de Abril celebrado com os mais novos
Updated on 24/04/2024Na manhã de hoje, 23 de abril, foi inaugurada a exposição “Libert[ar-te]”, mostra de trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas do Crato, no âmbito das Comemorações Municipais dos 50 anos do 25 de Abril.
A exposição está patente no Auditório Municipal e tem como objetivo principal conscientizar os mais novos para a importância de celebrar a Liberdade e Democracia trazidas pelo 25 de abril e incutir valores como solidariedade, justiça e igualdade, assegurando a passagem de testemunho para a renovação da democracia ao longo dos anos.
Mais tarde, foi apresentado o livro “Venham mais Cinquenta”, projeto da CIMAA em parceria com a “Fábrica de Histórias” da CABEÇUDOS, envolvendo 668 alunos do 3º e 4º anos dos Agrupamentos de Escolas dos 15 concelhos do Alto Alentejo.
O livro aborda o tema dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, onde os alunos escreveram e ilustraram a sua visão sobre este momento histórico e inesquecível do nosso país. Com este livro, os alunos tiveram a oportunidade de expressar a sua criatividade relativamente aos conceitos de Igualdade, Liberdade e Democracia.
Na sessão de apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao making of com todas as tarefas desenvolvidas nos 15 concelhos que integra a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
Presentes nas iniciativas esteve o Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, a Presidente da Assembleia Municipal do Crato, Sandra Cardoso, o Presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, Albano Silva, os Vereadores Pedro Coelho e Florinda Raposo, o representante da CABEÇUDOS, Rui Andrade, técnicos do Município do Crato, docentes e alunos do Agrupamento de Escolas do Crato.
Albano Silva, Presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, agradeceu a colaboração de todos e principalmente dos “pequenos escritores” pelo trabalho extraordinário, afirmando que temos de “aprofundar a Liberdade e a Democracia todos os dias”.