CLDS Crato por tudo 4G apresenta o livro e documentário “Gentes do Crato”
Updated on 16/02/2023O projeto “CRATO por Tudo 4G – CLDS” apresentou, no dia 11 de fevereiro de 2023, o livro e do documentário “Gentes do Crato”, produzido e realizado pela empresa “Os Cabeçudos”.
Este trabalho surge no âmbito da atividade “Valorizar o concelho, através das nossas gentes!”, cujo propósito é dignificar os saberes, os costumes, as tradições e a arte dos idosos das várias localidades do concelho, bem como a história e cultura do próprio concelho, perpetuando-a no tempo.
A Coordenadora do projeto CRATO por tudo 4G – CLDS, Andreia Maurício, abriu esta apresentação pública, enaltecendo a importância do contributo dado por todos os idosos participantes, congratulando-os pelo seu mérito.
O Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, tomou de seguida a palavra, reconhecendo valor ao trabalho desenvolvido pelo projeto “CRATO por tudo 4G – CLDS” e elogiando a generosidade daqueles que partilharam as suas histórias, enaltecendo a importância desta atividade para a comunidade e para o próprio concelho.
Posteriormente procedeu-se à oferta do livro aos participantes, bem como ao Município do Crato e às Juntas de Freguesia do concelho, para que possam divulgar os livros e disponibilizá-los para consulta de qualquer interessado. Seguiu-se a visualização do documentário “Gentes do Crato” o qual ficará disponível brevemente no YouTube cratoportudo4gclds
Além dos 32 idosos participantes neste documentário e população em geral também estiverem presentes o Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, os Vereadores Florinda Raposo e Marco Mendonça, a Presidente da União das Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso, Ana Izabel Merêces, o Presidente da Junta de Freguesia de Gáfete, José Garcia, o Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia da Mata, Sérgio Calado, e o Presidente da Junta de Freguesia de Monte da Pedra, Rui Pires, bem como alguns membros de cada executivo das juntas de freguesia. Esteve ainda presente o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Crato, António Ferreira, bem como outros membros dos corpos sociais da Santa Casa, enquanto entidade coordenadora do projeto.