Encontro com o escritor José Amaro
Updated on 29/05/2024Decorreu hoje, no Jardim Municipal do Crato, a apresentação do livro “Sem Rasto – Desaparecidos em Portugal”, pelo autor e nosso conterrâneo José Amaro, escrito em co-autoria com Luís Francisco.
Este livro baseia-se em histórias de crianças, jovens e adultos que desapareceram misteriosamente em Portugal e que, até aos dias de hoje, permanecem em interrogação. Há poucas interrogações tão perturbadoras como as que envolvem pessoas desaparecidas, Maddie McCann e Rui Pedro são nomes que a opinião pública fixou, mas existem várias outras histórias passadas no nosso país que também permanecem na maior das obscuridades.
Pedro Coelho, Vice-presidente da Câmara Municipal do Crato, agradeceu a presença do escritor e salientou que “é um livro que retrata na perfeição a atividade do escritor durante muitos anos. Este livro convoca-nos a outro tipo de raciocínio, dar um justo e equitativo tratamento a todos os casos de desaparecimento. Perante os nossos olhos, todos os casos têm de ser tratados de igual forma e é essa pertinência que José Amaro e Luís Francisco pretendem trazer com este livro”.
O escritor José Amaro agradeceu o convite da Câmara Municipal do Crato e afirmou que “foi um desafio escrever este livro por ser um tema que causa sofrimento a muita gente. Estes tipos de acontecimentos podem ajudar a criar melhores relacionamentos entre jovens, pais, professores e colegas de trabalho. Se houver uma maior troca de informação entre todos, há males que se evitam.” Ressaltou também que, em Portugal, desaparecem todos os anos cerca de 2 mil pessoas, a maior parte estudantes.
Foi um momento de partilha, de conhecimentos entre o autor e o público presente.