Programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” testado no Sume
Updated on 03/08/2021O Sume foi o local escolhido pela Câmara Municipal do Crato para um primeiro teste do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, destinado a estabelecer “medidas estruturais para a proteção de pessoas e bens, e dos edificados na interface urbano-florestal, com a implementação e gestão de zonas de proteção aos aglomerados e infraestruturas estratégicas, identificando pontos críticos e locais de refúgio”.
Apesar de no concelho do Crato não existir uma freguesia considerada prioritária em termos de segurança, o Serviço Municipal de Proteção Civil entendeu ser esta a localidade que deveria ser contemplada com a respetiva ação, tendo sido dados os conselhos necessários e explicadas as condutas a observar em caso de incêndio, com necessidade de evacuação em busca de abrigo ou refúgio.
Na apresentação do programa realizado no Sume, na manhã de quarta-feira, estiveram presentes não só os Bombeiros Voluntários do Crato, mas também os Sapadores Florestais, técnicos dos Serviços de Proteção Civil Municipais e do Gabinete Técnico Florestal, a GNR, o 2º Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro, o presidente da Junta de Freguesia de Monte da Pedra, a presidente da União de Freguesias e, naturalmente, a Câmara Municipal do Crato, que se fez representar pelo seu presidente, Joaquim Diogo.
O exercício serviu ainda para apresentar o Oficial de Segurança Local. Trata-se de Maria João Pires Grilo, uma moradora local que, em caso de necessidade terá a incumbência de contactar não só as forças de Proteção Civil, como auxiliar a operacionalização do aviso, evacuação, abrigo ou refúgio. O Oficial de Segurança Local é um voluntário que tem ainda a tarefa de funcionar como facilitador da relação entre Município/Freguesia e a comunidade.
O programa em causa, da responsabilidade do Governo, visa igualmente apoiar o Poder Local na promoção de mais segurança, incentivando o envolvimento dos cidadãos em todas as ações tidas como essenciais.
Para o presidente da Câmara Municipal do Crato, para além da importância de elucidar as populações, importa reforçar a consciência coletiva de que a proteção e a segurança são responsabilidades de todos.