Programa Revive Natureza – Aberto concurso para exploração turística da Estação Ferroviária do Vale do Peso
Updated on 17/11/2021



No âmbito das comemorações da Semana do Turismo, o Município do Crato foi palco do lançamento de seis concursos para exploração turística de imóveis do Domínio Público Ferroviário, afetos ao Programa Revive Natureza. O evento decorreu na tarde desta terça-feira, dia 28 de setembro, na Estação Ferroviária de Vale do Peso, um dos imóveis a concurso, e contou com a participação de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Helena Neves, diretora-geral da IP Património, Pedro Moreira, presidente do concelho de Administração da Turismo Fundos, Carlos Abade, vogal do Turismo de Portugal e Presidente do Conselho Geral do Fundo Revive Natureza e o Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva. Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato, foi o anfitrião da cerimónia.
Estes concursos, que visam a atribuição de direitos de subconcessão de estações de caminhos de ferro devolutas, com vista à sua requalificação, abrangem a Estação de Vale de Paio e do Vimieiro, ambas em Arraiolos, a Estação do Montoito, no Redondo, a Estação de Sousel, a Estação de Represas, em Beja, e a Estação de Vale do Peso, no Crato. Estes seis imóveis incluem, para além dos edifícios de passageiros, cais cobertos, armazéns, habitações e terrenos adjacentes. Os interessados em requalificar e valorizar estas seis estações ferroviárias poderão apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 26 de janeiro de 2022.
Esta iniciativa surge após a celebração de um Acordo Preparatório entre a IP Património e o Revive Natureza, que permitiu identificar um conjunto de 26 estações de caminhos de ferro em estado de degradação, cujos direitos de uso foram transferidos para o Fundo Revive Natureza (sob a gestão da Turismo Fundos), com vista à sua requalificação e reabertura no contexto de atividades económicas relacionadas com o turismo.
“É uma honra para o Município do Crato acolher o lançamento deste tipo de iniciativas que são, a meu ver, excelentes para a valorização dos territórios, nomeadamente do Interior. É importante gerar atratividade e visibilidade, aproveitando os recursos que já existem para impulsionar as regiões e requalificar a paisagem urbana dos concelhos. A Estação Ferroviária do Vale do Peso já merecia ganhar uma nova vida e será certamente um motor impulsionador para o turismo no nosso concelho”, afirma Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato.
O Programa Revive Natureza é uma iniciativa cujos objetivos principais passam por recuperar imóveis devolutos, com vista a beneficiar as comunidades locais, atrair novos visitantes e criar emprego. Estes seis concursos serão os primeiros a abranger imóveis do Domínio Público Ferroviário.