Sessão de apresentação do livro “O Mosteiro de Flor da Rosa, do Priorado do Crato ao Panteão de Álvaro Gonçalves Pereira”
Updated on 11/12/2023Na manhã de hoje, 8 de dezembro, foi apresentado, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, o livro “O Mosteiro de Flor da Rosa, do Priorado do Crato ao Panteão de Álvaro Gonçalves Pereira”, da autoria de Jorge Rodrigues e Paulo Pereira.
O livro foca-se na importância deste símbolo imponente, histórico e patrimonial, desde os tempos da sua fundação até à recuperação contemporânea, traçando a história secular do mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa e a sua relação com o Priorado do Crato, afirmando-se como Panteão de Álvaro Gonçalves Pereira.
O certame foi marcado pela inauguração de uma exposição temporária comemorativa, na Igreja do Mosteiro, com infografias do monumento, que explica a estrutura do mesmo.
Na apresentação do livro estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, a Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, a Presidente da Assembleia Municipal, Sandra Cardoso, um dos autores do livro, Jorge Rodrigues, os Vereadores Pedro Coelho, Florinda Raposo e Marco Mendonça, a Presidente da União de Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso, Ana Izabel Merêces, o Presidente da Junta de Freguesia de Gáfete, José Garcia, o Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia da Mata, Sérgio Calado, entre outras individualidades do concelho.
Joaquim Diogo agradeceu a todos os envolvidos neste projeto e afirma que “muito do que está escrito no livro se confunde com um romance”, sublinhando a importância deste trabalho magnífico. Ana Paula Amendoeira congratulou aos autores pela qualidade do trabalho e referiu que “a história vai muito além das fronteiras dos municípios. Estamos perante a um monumento de extrema importância e vai muito além dos limites do concelho do Crato”.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal do Crato, contou com o apoio da Direção Regional da Cultura do Alentejo.
O livro estará em breve disponível para venda no Posto de Turismo do Crato e no site da Direção-Geral do Património Cultural – DGPC | Direção Geral do Património Cultural (patrimoniocultural.gov.pt)