XI Edição do Festival de Sopas e Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde
Updated on 09/11/2023O Agrupamento de Escolas do Crato organizou, dia 8 de novembro de 2023, a XI Edição do Festival de Sopas apoiado pela Câmara Municipal do Crato e pelas Juntas de Freguesia de Gáfete, Aldeia da Mata, Monte da Pedra, União de Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso e Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Crato.
A iniciativa dinamizada pela Equipa do Projeto de Educação para a Saúde contou com a presença dos alunos e encarregados de educação, assim como dezenas de pessoas de todo o concelho que tiveram a oportunidade de saborear as 25 variedades de sopas entre as quais 15 foram confecionadas pelas famílias dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, 3 pelas AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família, CAF – Componente de Apoio à Família e GAFF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e as restantes por várias entidades do concelho, nomeadamente IPSS de Aldeia da Mata, Crato e Vale do Peso, Bombeiros Voluntários do Crato, Futebol Clube do Crato e Associação +.
Aproveitando a oportunidade da realização do Festival das Sopas foi hasteada a Bandeira Verde Eco-Escolas 2022/2023 e a entrega do diploma, relativo ao 1º lugar, na atividade “Brigada da Cantina” – 2º escalão do projeto “Alimentação Saudável e Sustentável” desenvolvido pelos alunos da turma do 6º ano, coordenada pela técnica superior de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar, Patrícia Marques.
A cerimónia do hastear da Bandeira Verde e a entrega do Diploma referido contou com a presença do Presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, da Diretora da Escola, Lúcia Gonçalves e pelos vários coordenadores do projeto “Alimentação Saudável e Sustentável” e Bandeira Verde Eco-Escolas.
Estes atos foram acompanhados pelo grupo “PlusBand” que interpretaram 2 temas sob a batuta do professor Cláudio Pedrico e do maestro Humberto Damas.
Entre estas atividades ainda teve lugar uma campanha de solidariedade para ajudar as crianças na crise do Médio Oriente. A Iniciativa passava pela venda de rifas e o valor angariado será enviado para a UNICEF que fará chegar a todas essas crianças água, comida e medicamentos.