Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Crato inaugurado
Updated on 17/10/2024O Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, e o Secretário de Estado da Agricultura. João Moura, inauguraram, hoje, 16 de outubro de 2024, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia o Crato (CRO).
A cerimónia contou com a presença do Chefe de Divisão dos Serviços Sub-Regionais da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR), Dr. Paulo Bochechas, da Presidente da Assembleia Municipal, Sandra Cardoso, dos Vereadores, Pedro Coelho e Florinda Raposo, da Presidente da União de Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso, Ana Izabel Merêces, do Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia da Mata, Sérgio Calado, do Representante da Junta de Freguesia de Gáfete, Armando Coelho, do projetista da obra, o Arquiteto Manuel da Fonseca, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Crato, António Ferreira, da Presidente do Lar de Santo António, Isabel Amieiro, do Presidente da Direção do Lar Nossa Senhora da Luz, José Mimoso, da Veterinária Municipal, Maria Matutino, representantes das Clínicas Veterinárias do Concelho, da Diretora, alunos e professores do Agrupamento de Escolas do Crato, entre outras individualidades.
A infraestrutura teve um investimento de cerca de 180 mil euros financiada ao abrigo do “Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e modernização dos Centros de Recolha Oficial de animais de companhia”, lançado pelo anterior governo e conta com 14 boxes de alojamento, salas de tratamento, salas de tosquia e banho.
Este Centro de Recolha constitui uma necessidade de saúde pública para dar resposta ao abandono dos animais domésticos, à procriação não controlada e segurança dos cidadãos.
Joaquim Diogo, Presidente da Câmara Municipal do Crato, deixou uma mensagem aos jovens e um apelo à adoção de animais, afirmando que “os animais devem fazer parte da nossa família e do nosso contexto diário. Não devemos prescindir deles. Todos os animais que aqui estão, estão disponíveis para adoção responsável”.
Já o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, agradeceu o convite para o momento simbólico e afirmou que “a obra é uma boa parceria entre entidades públicas. Há uma estima muito grande pelos animais, mas em certos momentos da vida são abandonados, pondo em causa a saúde pública. É, de facto, uma fragilidade da sociedade cada vez mais incidente”. Referiu também que “no nosso pensamento está, acima de tudo, a saúde pública, sem esquecer nunca o bem-estar dos animais e este centro serve para isto, para que os animais sejam bem tratados”.
Do programa constou uma Cãominhada com os caninos que estavam no antigo canil municipal para o novo CRO, acompanhados pelos funcionários municipais e alunos da EBI.